Presente de Natal
Momento de celebrar as conquistas do ano
Crianças atendidas pelos Cras Três Vendas, Areal e São Gonçalo ganham dia de festa
Paulo Rossi -
Por Júlia Müller - [email protected]
(Estagiária sob supervisão de Débora Borba)
Fim de ano é época de término de ciclos. Na tarde de terça-feira (17), crianças de seis a 15 anos que integram os grupos de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram da festa de encerramento de ano. Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Pelotas, o serviço é oferecido com foco na prevenção do trabalho infantil e no combate à violência e ao uso de drogas.
A tarde foi de brincadeiras e jogos em um salão de festas parceiro da Secretaria de Assistência Social (SAS), pasta responsável pelas atividades. As crianças são, em sua maioria, dos bairros Pestano, Getúlio Vargas, Dunas, Bom Jesus, Balsa e Navegantes, localidades mais próximas dos Cras Três Vendas, Areal e São Gonçalo. “O foco do Cras são as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explicou o o titular da SAS, Luiz Eduardo Longaray. Segundo ele, nas três unidades cerca de 130 crianças são atendidas por dia.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece atividades às crianças e aos adolescentes no turno inverso ao escolar. São atividades lúdicas, recreativas e de reforço escolar, com foco na criação de laços entre os participantes e conscientização em relação a assuntos importantes, como o uso de drogas. “Nós procuramos ir além do reforço escolar”, explicou a coordenadora do Cras São Gonçalo, Gabriela Mimbarcas.
A troca de conhecimentos sobre assuntos que vão além da sala de aula é essencial para a formação dos jovens, ela acredita. O trabalho dos Cras é voltado para todos membros do núcleo familiar. “Nosso trabalho é com toda a família”, explicou a coordenadora e assistente social do Cras Três Vendas, Josiane Ienque. As atividades promovidas também envolvem os familiares, seja eles pais, mães ou outros parentes das crianças e adolescentes usuários do serviço.
“Sempre se nota uma diferença neles”, contou Gabriela. Ao longo de todo o ano, o trabalho visa ao crescimento e à evolução pessoal dos usuários. A saúde mental é um dos temas discutidos.
Além disso, a troca de conhecimentos é voltada também para a segurança alimentar. Durante as atividades, cada criança e adolescente recebe uma refeição e um lanche, fornecidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos da SAS. Atualmente, a equipe dos Cras trabalha com um quadro de educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais. “É tudo pensado para a população”, ressaltou Longaray.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário